LAROYÊ, EXU É MOJUBÁ
Exposição de K_uz
Curadoria: Juliana Crispe
K_uz é artista, sapatão, negra, tatuadora, filha de Oxossi. Sua produção visual trabalha a arte como expressão espiritual, um caminho que retorna e honra seus antecedentes de forma afetiva e resistente.
Carregar a corporeidade e ancestralidade em seus trabalhos, mostrar suas raízes torna-se movimento na criação de K_uz, como elemento não só de resgate e atualização, mas ação política que dá visibilidade ao povo preto que em nosso país, pelo racismo estrutural, ainda busca eliminar todos os danos que a escravidão reverbera ainda hoje.
Apos séculos de seqüestro, o racismo ainda habita o cotidiano da população afro-brasileira em múltiplas áreas. Em decorrência disso, repensar a representação, a cultura e a luta histórica dos antepassados tem sido à força de artistas negros para apagar uma história de sub-representações dos corpos na sociedade em distintas esferas.
Trazer a força do povo preto, suas religiosidades, seus corpos, rostos, desejos, é o que K_uz faz, as matrizes negras e indígenas, os corpos racializados, periféricos para as artes é ação e ocupação de todos os espaços que desejam estar.
Se a história da sociedade negra foi apagada, a arte tem sido ferramenta política de combate ao preconceito e de empoderamento. K_uz reafirmar pela arte, pelos corpos tatuados, o saber histórico da população negra.
Na construção desses personagens, desses corpos, K_uz propõe curar através da religiosidade, das ervas, da natureza, curar pela ancestralidade, pelo afeto e pela herança. K_uz encara as feridas para curá-las e para que outras fissuras não sejam abertas, e se forem, que haja gritos coletivos para que assim, mais nenhuma voz seja calada e apagada.
Erê II, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
21cm x 29,7cm
Esú III, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
21cm x 29,7cm
Herança, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
15cm x 18cm
Oceano, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
29,7cm x 42cm
obra presente no acervo do Projeto Armazém (cartaz)
Maré, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
29,7cm x 42cm
Azul, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
29,7cm x 42cm
O tormento do ser que não é, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
29,7cm x 42cm
Bloom, 2020
Carvão e acrílica sobre canson 200g/m²
29,7cm x 42cm
Quarta, 2020
Acrílica sobre canson 200g/m²
21cm x 29,7cm
Indiferença, 2020
Carvão sobre canson 200g/m²
21cm x 29,7cm
Alecrim, de olhos fechados dá pra ver, 2020
Fine Pen, aquarela e lápis de cor sobre Kraft 300g/m²
21cm x 29,7cm
Obra presente no acervo do Projeto Armazém
Arruda II, proteção nunca é demais, 2020
Fine Pen, aquarela e lápis de cor sobre Kraft 300g/m²
21cm x 29,7cm
Alfavaca, 2020
Fine Pen, aquarela e lápis de cor sobre Kraft 300g/m²
21cm x 29,7cm
Irmão I, 2020
Fine Pen, aquarela e lápis de cor sobre Kraft 300g/m²
21cm x 29,7cm
Irmão II, 2020
Fine Pen, aquarela e lápis de cor sobre Kraft 300g/m²
21cm x 29,7cm
Sobre a artista:
K_uz, Sapatão, filha de Oxóssi, pintora e tatuadora na Zona Leste de São Paulo.
Trabalha a arte como expressão espiritual, um caminho de resgate da ancestralidade afetiva e resistente.
Essa exposição faz parte do evento MULHER ARTISTA RESISTE – 2ª edição
LAROYÊ, EXU É MOJUBÁ
Artista: K_uz
Curadoria: Juliana Crispe
Produção Cultural das exposições em Artes Visuais: Lorena Galery
Realização: Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza
Coordenação Geral: Gika Voigt, Juliana Crispe e Virgína Vianna
Organização Coletiva e curadoria compartilhada: Grupo de Trabalho MULHER ARTISTA RESISTE
Apoio: Abrasabarca, Coletivo Compor, Gandaia Films, Mulamba, Potlach Editora e Grupo Articulações Poéticas
Produção: Gika Voigt Produz
Vinheta: Gandaia Films (com música da banda Mulamba)
Equipe técnica: Gika Voigt e Marianella Colucci
Equipe de comunicação: Gika Voigt, Juliana Ben, Juliana Crispe, Lorena Galery, Marianella Colucci e Virgína Vianna
Essa exposição é realizada em parceria com a galeria Choque Cultural:
https://www.choquecultural.com.br/pt/2020/12/12/rede-choque-apresenta-%e2%80%8bk_uz/